O que são células tronco?

O que são células tronco?

O corpo humano contém centenas de tipos celulares diferentes que são importantes para nossa saúde diária. Estas células são responsáveis por manter nossos corpos funcionando a cada dia fazendo nossos corações baterem, cérebros pensarem, rins limparem nosso sangue, nossas células de pele serem repostas a medida que se soltam, e assim em diante. O único trabalho das células tronco é produzir todos estes outros tipos celulares. Células tronco são as provedoras de novas células. Quando células tronco dividem elas podem fazer mais de si mesmas ou mais de outros tipos celulares. Por exemplo, células tronco na pele fazem mais células tronco de pele ou elas podem fazer células de pele diferenciadas que possuem funções próprias como produzir o pigmento melanina.

Porque as células tronco são importantes para a sua saúde?

Quando nos ferimos ou ficamos doentes, nossas células também se ferem ou são mortas. Quando isto acontece, as células tronco se tornam ativas. As células tronco tem a função de recuperar nossos tecidos feridos e de repor outras células quando estas morrem rotineiramente. Desta forma, nossas células tronco nos mantém saudáveis e nos previnem de envelhecer precocemente. As células tronco são como nosso próprio exército de doutores microscópicos.

Quais são os diferentes tipos de células tronco?

Células tronco aparecem em muitas diversas formas. Os cientistas acham que cada órgão do nosso corpo possui seu próprio tipo de células tronco. Por exemplo, nosso sangue é formado por células tronco de sangue (também conhecidas como hematopoiéticas). No entanto, as células tronco também estão presentes nos estágios mais precoces do desenvolvimento humano, e quando os cientistas as reproduzem, estas são chamadas “células tronco embrionárias”. A razão pela qual os cientistas são entusiasmados com células tronco embrionárias é que a função natural destas células é construir cada órgão e tecido de nossos corpos. Isso significa que células tronco embrionárias, diferente de células tronco de adultos, possuem o potencial de formar quase todos as centenas de tipos celulares humanos. Por exemplo, enquanto uma célula tronco de sangue pode fazer sangue, uma célula tronco embrionária pode fazer sangue, osso, pele, cérebro, e por ai vai. Além disso, as células tronco embrionárias são programadas pela natureza para construírem tecidos e até mesmo órgãos, enquanto as células tronco de adultos não são. Isso significa que as células tronco embrionárias tem uma maior capacidade natural de reparar órgãos doentes. As células tronco embrionárias são obtidas de embriões que sobram de tratamentos de fertilidade e que possuem somente alguns dias de vida, que foram obtidas em uma placa de laboratório, e que de outra forma iriam ser jogadas fora.

O que são iPS ou células tronco pluripotentes induzidas?

Cientistas e médicos estão excitados a respeito deste novo tipo de células tronco chamadas células “iPS”. A razão pela qual estamos excitados é porque as iPS possuem praticamente as mesmas propriedades das células tronco embrionárias, mas não são obtidas de um embrião. Assim, não há nenhuma preocupação ética com células iPS. Além disso, células iPS são obtidas de células normais do paciente que não são células tronco, o que significa que as células iPS podem ser dadas de volta para um paciente sem o risco de rejeição imunológica, um problema importante em qualquer transplante de células tronco.

O que o futuro reserva e como podem as células tronco mudar a maneira como seu medico lhe trata?

Uma vez que naturalmente as células tronco possuem a função de repor células doentes ou idosas, os cientistas elaboraram a idéia de utilizar terapias de células tronco para uma grande variedade de problemas médicos. A idéia aqui é que dando para um paciente doente células tronco ou células diferenciadas obtidas de células tronco, nós podemos fazer uso da habilidade natural da célula tronco de recuperar para deixar o paciente saudável novamente. Por exemplo, se o paciente tem um ataque cardíaco, dando a este paciente um transplante de células tronco como terapia o nosso objetivo é fazer com que as células tronco transplantadas reparem o dano causado no coração. As populações naturais de células tronco que todos nos possuímos possuem apenas uma limitada capacidade de curar lesões aos nossos corpos. Voltando ao exemplo do coração, as células tronco existentes no coração não estão prontas para encarar a tarefa de restaurar o dano de um ataque cardíaco, mas um transplante de milhões de células tronco pode ser bem mais poderoso. Então, realizando transplantes de células tronco para pacientes nós aumentamos a capacidade de cura do corpo além do limite das células tronco que ocorrem naturalmente. Alguns desafios ainda devem ser ultrapassados antes que as terapias com células tronco se tornem mais comuns incluindo segurança, já que células tronco podem formar tumores, e a rejeição imunológica. Mesmo assim, provavelmente as células tronco irão transformar a medicina e talvez em uma ou duas décadas a maioria de nós irá conhecer alguém, talvez até nós mesmos, que passou por um transplante de células tronco. As células tronco trazem a promessa de tratar os principais males que as pessoas enfrentam incluindo câncer, doenças cardíacas, mal de Parkinson, esclerose múltipla, derrames cerebrais, mal de Huntington, lesões de medula espinal, e muitos mais.

 

Quais tratamentos com células tronco estão disponíveis agora e porque a maioria dos médicos recomendam que você deve somente considerá-los com cuidado e como último recurso?

Atualmente, existem alguns transplantes de células tronco disponíveis que foram comprovados por cientistas serem seguros e efetivos. O melhor exemplo é o transplante de medula óssea. Entretanto, muitos tratamentos com células tronco não comprovados são anunciados e oferecidos ao redor do mundo. Estes tratamentos recebem constante atenção na imprensa, freqüentemente quando celebridades como estrelas do esporte recebem estes tratamentos. Geralmente, cientistas e médicos no campo de células tronco advertem os pacientes contra estes tratamentos porque não está claro se estes realmente funcionam e se eles são seguros. Pacientes morreram graças a estes tratamentos. Enquanto é razoável considerar todas as opções quando encarando um mal ou doença incurável, nós recomendamos que você somente considere tais tratamentos como um último recurso e após falar com seu médico pessoal.

Translation by Eduardo Bouth Sequerra.

4 thoughts on “O que são células tronco?


  1. gostei muito do site nao entendi nada mais tudo bem e muito bom nao estudar celulas ainda mais quando sao troncas de arvores


  2. Ótimo artigo sobre celulas tronco, em especial a última parte: Quais tratamentos com células tronco estão disponíveis agora e porque a maioria dos médicos recomendam que você deve somente considerá-los com cuidado e como último recurso?


  3. gostaria de saber se este site contem ISSN. por favor responder por email, se possível. obrigada

Leave a Reply